Atualmente, não se discute mais sobre a
entrada ou não das crianças com deficiência na escola de ensino regular, se
discute como deve ser a proposta para a consolidação de uma escola para todos.
Pensando nesta perspectiva, o Prefeito
Municipal de Capivari de Baixo Moacir Rabelo da Silva, juntamente com a
Secretária de Educação e Cultura Márcia Roberg Cargnin, implantaram uma equipe
multidisciplinar. Este Serviço de Atendimento e Avaliação Diagnóstica (SAAD)
está sendo oferecido na Secretaria de Educação e Cultura com o objetivo de
atender, avaliar e diagnosticar para dar suporte aos alunos da rede municipal
de ensino e seus familiares.
O SAAD realiza avaliações ou reavaliações
diagnóstica em alunos com indicativo de deficiência intelectual, transtornos
globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e transtornos
hipercinéticos.
O setor constitui-se em um espaço,
discussões e pesquisa na área de avaliação diagnóstica, produzindo e defendendo
o conhecimento científico. Tem ainda, como objetivos subsidiaros:
* Realizar triagens, avaliações e
reavaliações em alunos com sinais indicativos de deficiência intelectual,
transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e
transtornos hipercinéticos, visando impressão diagnóstica e encaminhamentos
compatíveis às necessidades de cada pessoa;
* Emitir relatórios, laudos e realizar
orientações às famílias e/ou escolas;
* Participar e organizar grupos de
estudo.
A triagem visa determinar a necessidade
ou não de avaliação diagnóstica. O processo de triagem é encaminhado para
avaliação no SAAD, através dos Diretores das Escolas, para os alunos da rede
municipal de ensino. A triagem tem como objetivos:
* Levantamento geral da história dos
sujeitos;
* As aspirações da família e/ou
responsáveis;
* Verificar a necessidade de avaliação
nos sujeitos que apresentem sinais indicativos de uma possível deficiência,
transtorno ou altas habilidades/superdotação.
Através de levantamento, foram
constatadas mais de 70 crianças que precisam deste atendimento especializado na
rede municipal de ensino. Além do atendimento no SAAD, estes alunos contam com
professor auxiliar e, em casos especiais, uma Sala de Recurso Multifuncional.
O SAAD conta com o serviço de um
pedagogo, um psicopedagogo, um psicólogo e um especialista em metodologia e
prática interdisciplinar do ensino. Para o atendimento e avaliação diagnóstica,
os profissionais do SAAD contam com: Teste Columbia, Teste Wisc III, Teste
Confias, Teste TDH – Escala Transtorno Déficit Atenção Hiperatividade, Manual Prático
de Avaliação do HTP (Casa, Árvore, Pessoa, Família), Livro sobre Distúrbios de
Aprendizagem: Proposta de Avaliação Interdisciplinar, e outros materiais
alternativos.
Quando necessário, o aluno será
encaminhado a outros profissionais de apoio oferecidos pela área da saúde,
proporcionando condições favoráveis ao desenvolvimento biopsicossocial, para
que o mesmo se torne independente dentro das suas limitações e estimulando suas
potencialidades.
OBS:
Salienta-se que o SAAD tem o objetivo principal de Avaliar Diagnosticamente o
aluno, para averiguar se o mesmo possui algum tipo de deficiência, transtorno
ou altas habilidades. Não deve ser
confundido com Reforço
Escolar.
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