quinta-feira, 11 de abril de 2013

O que é o SAAD?



Atualmente, não se discute mais sobre a entrada ou não das crianças com deficiência na escola de ensino regular, se discute como deve ser a proposta para a consolidação de uma escola para todos.

Pensando nesta perspectiva, o Prefeito Municipal de Capivari de Baixo Moacir Rabelo da Silva, juntamente com a Secretária de Educação e Cultura Márcia Roberg Cargnin, implantaram uma equipe multidisciplinar. Este Serviço de Atendimento e Avaliação Diagnóstica (SAAD) está sendo oferecido na Secretaria de Educação e Cultura com o objetivo de atender, avaliar e diagnosticar para dar suporte aos alunos da rede municipal de ensino e seus familiares. 

O SAAD realiza avaliações ou reavaliações diagnóstica em alunos com indicativo de deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e transtornos hipercinéticos.

O setor constitui-se em um espaço, discussões e pesquisa na área de avaliação diagnóstica, produzindo e defendendo o conhecimento científico. Tem ainda, como objetivos subsidiaros:

* Realizar triagens, avaliações e reavaliações em alunos com sinais indicativos de deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e transtornos hipercinéticos, visando impressão diagnóstica e encaminhamentos compatíveis às necessidades de cada pessoa;

* Emitir relatórios, laudos e realizar orientações às famílias e/ou escolas;

* Participar e organizar grupos de estudo.

A triagem visa determinar a necessidade ou não de avaliação diagnóstica. O processo de triagem é encaminhado para avaliação no SAAD, através dos Diretores das Escolas, para os alunos da rede municipal de ensino. A triagem tem como objetivos:

* Levantamento geral da história dos sujeitos;

* As aspirações da família e/ou responsáveis;

* Verificar a necessidade de avaliação nos sujeitos que apresentem sinais indicativos de uma possível deficiência, transtorno ou altas habilidades/superdotação.

Através de levantamento, foram constatadas mais de 70 crianças que precisam deste atendimento especializado na rede municipal de ensino. Além do atendimento no SAAD, estes alunos contam com professor auxiliar e, em casos especiais, uma Sala de Recurso Multifuncional.

O SAAD conta com o serviço de um pedagogo, um psicopedagogo, um psicólogo e um especialista em metodologia e prática interdisciplinar do ensino. Para o atendimento e avaliação diagnóstica, os profissionais do SAAD contam com: Teste Columbia, Teste Wisc III, Teste Confias, Teste TDH – Escala Transtorno Déficit Atenção Hiperatividade, Manual Prático de Avaliação do HTP (Casa, Árvore, Pessoa, Família), Livro sobre Distúrbios de Aprendizagem: Proposta de Avaliação Interdisciplinar, e outros materiais alternativos.

Quando necessário, o aluno será encaminhado a outros profissionais de apoio oferecidos pela área da saúde, proporcionando condições favoráveis ao desenvolvimento biopsicossocial, para que o mesmo se torne independente dentro das suas limitações e estimulando suas potencialidades.

OBS: Salienta-se que o SAAD tem o objetivo principal de Avaliar Diagnosticamente o aluno, para averiguar se o mesmo possui algum tipo de deficiência, transtorno ou altas habilidades. Não deve ser confundido com Reforço Escolar.

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